Fisicomaluco comenta...  

Posted by: Diario das Piadas

Fisicomaluco comenta...


Principais vasos sanguineos: sistema cardiovascular

Posted: 06 Feb 2010 06:12 AM PST

Os vasos sanguíneos são de três tipos básicos: artérias, veias e capilares. As artérias apresentam parede relativamente espessa, constituída por três camadas de tecido (túnicas). Internamente as artérias são revestidas por tecido epitelial, formado por uma só camada de células (endotélio).

A camada intermediária da parede arterial (túnica média) é formada por tecido conjuntivo elástico e tecido muscular liso. A camada mais externa (túnica adventícia), é constituída por tecido conjuntivo fibroso.

vasos sanguineos

As artérias que partem do coração são ramificadas progressivamente em artérias mais finas, atingindo todas as partes do corpo.

Os capilares estão presentes em praticamente toda parte do corpo. Apresentam paredes constituídas por uma única camada de células. Elas deixam pequenos espaços entre si, por onde passa o plasma sanguíneo , constituindo o líquido tissular. Este banha as células ao redor, que retiram dele nutrientes e gás oxigênio e nele eliminam gás carbônico e excretas nitrogenadas.

As veias têm paredes constituídas também por três túnicas, correspondentes às das artérias. Porém são menos espessas do que as três túnicas das artérias. As veias provenientes dos diversos órgãos corporais fundem-se em vasos cada vez maiores, ate formar os que chegam nos átrios cardíacos (veias cavas e veias pulmonares).

Controle Nervoso e Hormonal da Digestão

Posted: 06 Feb 2010 06:05 AM PST

O processo da digestão é controlado pelo sistema nervoso autônomo e por hormônios. A visão, o cheiro e o sabor do alimento estimulam o sistema nervoso central a enviar estímulos às glândulas salivares e às glândulas estomacais, estimulando a secreção de saliva e suco gástrico.

A presença de alimento rico em proteínas no estômago estimula certas células da parede estomacal a liberarem, no sangue, o hormônio gastrina. Ao circular nos vasos sanguíneos do estômago, a gastrina estimula as glândulas estomacais a secretarem grande quantidade de suco gástrico.

controle nervoso

A entrada do quimo no duodeno estimula células da parede intestinal a liberar no sangue o hormônio secretina. Ele inibe a secreção gástrica no estômago e reduz a mobilidade intestinal, estimulando a liberdade de secreção pancreática rica em bicarbonatos, a produção de bile pelo fígado e a secreção de suco entérico pela parede intestinal.

Gorduras ou proteínas parcialmente digeridas presentes no quimo estimulam células do duodeno a liberar, no sangue, o hormônio colecistoquinima. Pela circulação sanguínea, ela atinge a vesícula biliar, estimulando sua concentração e a expulsão da bile sobre o pâncreas, estimulando-o a liberar as enzimas do suco pancreático.

O quimo também estimula o intestino a liberar no sangue um hormônio inibidor da ativudade gástrica, cuja principal função é diminuir os movimentos peristálticos estomacais, dando mais tempo para que a digestão ocorra.

Fotoperiodismo: plantas e vegetal

Posted: 06 Feb 2010 05:55 AM PST

fotoperiodismo

A floração de diversas espécies de plantas depende da relação entre a duração do período iluminado e do período de escuridão, nos ciclos de 24 horas. Essa relação é chamada de fotoperiodismo. Plantas cuja floração depende do fotoperiodismo são classificadas em plantas de dia curto e plantas de dia longo, as outras são chamadas de indiferentes.

Plantas de dia curto são as que só florescem se a duração do período iluminado dos dias for inferior a um determinado valor-limite, denominado fotoperíodo crítico. Em geral, essas plantas florescem no início da primavera ou do outono, tais como: morangueiros e crisântemos.

Plantas de dia longo só florescem se a duração do período iluminado dos dias for superior a uma todo período crítico, tais como: irises, alfaces e espinafres.

Atualmente se sabe que não é realmente o período de iluminação que importa no fotoperíodo, mas o período contínuo de escuridão em relação ao período de iluminação. A explicação é que, nas plantas de dia curto, o fitocromo Pfr atua como inibidor da floração. Assim, elas só florescem em estações do ano em que as noites são longas; isso porque durante o período prolongado de escuridão todo fitocromo Pfr converte-se espontaneamente em fitocromo Pr, deixando de inibir a floração.

Nas plantas de dia longo, o fitocromo Pfr atua como indutor da floração. Assim, elas só florescem se os períodos de escuridão são pouco prolongados, sem que haja conversão total de fitocromo Pfr em fitocromo Pr. Na época do ano em que as noites são longas, as plantas de dia longo não florescem, porque todo o fitocromo Pfr é convertido em fitocromo Pr, que não induz a floração.

A produção comercial de flores utiliza-se desses conhecimentos sobre o controle da floração. Por exemplo, é possível atrasar a floração do crisântemo, uma espécie de dia curto, submetendo-o a um curto período de iluminação durante a noite. Com isso, pode-se fazer essa planta florescer em qualquer época do ano.

This entry was posted on 05:05 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário