Fisicomaluco comenta...  

Posted by: Diario das Piadas

Fisicomaluco comenta...


SISTEMA ABO DE GRUPOS SANGUÍNEOS

Posted: 08 Feb 2010 11:44 AM PST

O sistema ABO compreende de dois tipos de aglutinogênios (A e B) e dois tipos de aglutininas (anti-A e anti-B). O grupo sanguíneo A, possui aglutinogênios A e aglutininas anti – A . O grupo sanguíneo B, possui aglutinogênio B e aglutininas anti-A.

grupos sanguineos

O grupo AB possui aglutinogênios AB e não possui aglutininas. Já o grupo sanguíneo O não possui aglutinogênio, mas possui aglutininas anti-A e anti-B . Se uma pessoa receber sangue de um tipo incompatível com o seu, as hemácias do sangue recebido podem aglutinar-se e formar aglomerados, que entopem os capilares sanguíneos, prejudicando a circulação e dependendo do caso, a morte.
Uma pessoa portadora de determinada aglutinina não pode receber sangue cujas hemácias tenham aglutinogênio correspondente.

Pessoas do tipo de sangue A, só podem receber sangue A e O, e doar para as pessoas que possuem sangue A e AB. Pessoas com sangue B, podem receber sangue B e O, e podem doar para A e AB. Portadores de sangue AB podem receber todo tipo de sangue, mas só podem doar para portadores do sangue AB. Já o sangue O, só pode receber de O e pode doar para portadores de todos os tipos de sangue.

Para determinar grupos sanguíneos do sistema ABO, misturam-se duas gotas do sangue da pessoa com duas soluções diferentes, uma com aglutinina anti-A e outra com anti-B. Se ocorre a aglutinação do sangue apenas na gota com a solução anti-A, a pessoa é do grupo A. Se ocorre aglutinação do sangue apenas na gota com a solução anti-B, ela é do grupo B. Se ocorre aglutinação nas duas gotas de sangue, a pessoa pertence ao grupo AB, se não há aglutinação do sangue em nenhuma das gotas, a pessoa pertence ao grupo O.

Controle hormonal feminino

Posted: 08 Feb 2010 11:18 AM PST

A partir da puberdade, a mulher entra na fase reprodutiva da vida, que vai aproximadamente ate os 50 anos de idade. Nesse período, a cada 28 dias em média, o organismo feminino prepara-se para a reprodução. Essa preparação consiste em produzir óvulos e desenvolver o revestimento da parede uterina para receber um embrião que eventualmente se forme. Se não há fecundação, a porção crescida do endométrio descama e é eliminada através da vagina, e o organismo feminino reinicia o ciclo de preparação.

controle hormonal

A eliminação de sangue e de restos do endométrio pela vagina é a menstruação. Ela dura de 3 a sete dias. O período entre o início de uma menstruação e o início da seguinte é chamado de ciclo menstrual.

Um novo ciclo menstrual tem início com a retomada da produção de FSH. O aumento da taxa sanguínea de FSH induz o desenvolvimento do folículo ovariano, que passa a produzir estrógeno, elevando a taxa desse hormônio no sangue.

O estrógeno estimula o desenvolvimento do endométrio, que se torna rico em vasos sanguíneos e em glândulas. Quando a taxa sanguínea de estrógeno atinge determinado nível, a hipófise é estimulada a liberar grandes quantidades de FSH e de LH.

A ação conjunta desses hormônios induz a ovulação. A taxa elevada de LH induz as células do folículo ovariano rompido a se transformarem no corpo-amarelo, que produz estrógeno em pequena quantidade e progesterona em quantidade elevada. Estrógeno e progesterona atuam em conjunto sobre o útero, que dá continuidade a preparação para uma eventual gravidez. A alta desses dois hormônios, entretanto, passa a exercer efeito inibidor sobre a produção de FSH e LH.

Como conseqüência o corpo-amarelo regride, parando de produzir estrógeno e progesterona. Isso faz com que a mucosa uterina sofra descamação, ocorrendo a menstruação. Além disso, com a queda da produção desses dois hormônios, a hipófise volta a produzir FSH, reiniciando o ciclo menstrual.

FORMAÇÃO DOS ÓVULOS

Posted: 08 Feb 2010 06:36 AM PST

O processo de formação dos gametas femininos (ovulogênese) tem início antes do nascimento da mulher, em torno o terceiro mês de vida intra-uterina. As ovogônias (darão origem aos óvulos) que se multiplicavam ativamente, param de se dividir, crescem e iniciam a meiose, mas a interrompem ainda na prófase I.

ovulos

Agora denominadas ovócitos primários, essas células permanecem em prófase I até serem ativadas pelo hormônio folículo-estimulante (FSH). Cada ovócito primário é envolvido por algumas camadas de células foliculares, formando um folículo ovariano. Ao nascer, a mulher possui aproximadamente 500 mil folículos ovarianos, porém metade deles degenera antes da puberdade.

Após 28 dias (aproximadamente), alguns folículos são estimulados a se desenvolverem devido à ação do hormônio folículo estimulante. Mas, em geral apenas um completa o processo de amadurecimento. O folículo em amadurecimento acumula líquido e cresce, formando uma saliência na superfície do ovário.

O ovócito continua o processo de meiose até a fase de metáfase II, quando o folículo se rompe, libertando o gameta feminino, fenômeno denominado ovulação. O que denominamos óvulo na espécie humana é o ovócito secundário estacionado em metáfase II da meiose, a qual somente se completará se houver fecundação. Se o ovócito secundário não é fecundado em aproximadamente 24 horas após sua liberação, ele degenera sem concluir a meiose.

No ovário, as células que constituem a "cicatriz" do folículo rompido desenvolvem-se, formando na superfície ovariana o corpo-amarelo, ou corpo-lúteo, uma estrutura amarela devido ao acúmulo de luteína.

This entry was posted on 05:17 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário