Fisicomaluco comenta...  

Posted by: Diario das Piadas

Fisicomaluco comenta...


Relação entre DNA, Cromossomos e Genes

Posted: 09 Feb 2010 02:10 PM PST

dna

Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA, associada a proteínas.
Um gene corresponde a uma região especifica da molécula DNA. Cada gene determina a produção de uma molécula específica de RNA, passando seu código molecular para ela. A maioria das moléculas de RNA, orienta a produção de proteínas, traduzindo a informação codificada em uma seqüência de aminoácidos.

Apenas uma pequena parcela do DNA dos seres eucarióticos é constituída por genes, cuja informação é transcrita para moléculas de RNA. Apenas 3% do DNA que forma os 24 tipos de cromossomos humanos sejam constituintes de genes. Os 97% restantes são seqüências de nucleotídios que não produzem RNA e possuem função ainda não conhecida certamente (DNA não-codificante). Muitos deles são importantes na estrutura e no funcionamento de um cromossomo.

O conjunto de moléculas de DNA (genoma) de um organismo eucariótico pode ser comparado a uma coleção de livros de receitas genéticas: cada livro corresponde à molécula de DNA de um cromossomo, cada receita seria um gene. Os livros genéticos de uma pessoa contêm relativamente puçás receitas (poucos genes); a maior parte do "texto" é constituída por letras que não formam palavras, ou seja, não passam informações para a produção de RNA ou proteína, constituindo o DNA não-codificante.

FATOR RH E ERITROBLASTOSE FETAL

Posted: 09 Feb 2010 02:06 PM PST

Os anticorpos anti-Rh não existem naturalmente no sangue das pessoas, como ocorre com os anticorpos anti-a e anti-B. Uma pessoa Rh- só produzirá anticorpos anti-Rh se receber hemácias portadoras do fator Rh+ (sensibilização), pessoas Rh+ não produzem anticorpos anti-Rh.

eritroblastose fetal

Durante a primeira gravidez, o nível de sensibilização é pequeno e a quantidade de anticorpos presentes no sangue da mãe não chega a afetar a criança. Na hora do parto, porém, pode ocorrer forte sensibilização da mãe, o que terá conseqüências para as próximas gestações.

Se a próxima criança for Rh+, anticorpos anti-Rh serão produzidos pelas células imunitárias da mãe. Eles atravessam a placenta e destroem as hemácias fetais, processo que continua no recém-nascido. Essa situação causa forte anemia no recém-nascido. Para compensar a destruição das hemácias, ocorre a liberação de eritroblastos (hemácias imaturas) na circulação da criança.

Atualmente, uma mulher Rh- que está grávida de uma criança Rh+ recebe, no momento do parto, uma injeção de anticorpos anti-Rh. Estes destroem rapidamente as hemácias fetais Rh+ que penetram na circulação materna durante o parto, evitando que elas causem sensibilização na mulher.

This entry was posted on 05:28 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário